Em Alta NotíciasFutebolPolíticaBrasilEsportes

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Microsoft troca CEO de jogos e prioriza console Xbox em vez do PC

Microsoft nomeia Asha Sharma para liderar o Xbox, com foco no console e na reconquista de espaço frente a PlayStation e Nintendo

Asha Sharma ocupou cargos na Instacart e na Meta, foi escolhida por sua experiência com o consumidor e atuará como CEO de games (Foto: Chris J. Ratcliffe/Bloomberg)
0:00
Carregando...
0:00
  • A Microsoft nomeou Asha Sharma para liderar o negócio de Xbox, substituindo Phil Spencer, que se aposentará, e reforçar o foco no console.
  • Sarah Bond deixará o cargo de presidente do Xbox; Matt Booty passa a ser diretorde conteúdo, reportando-se a Sharma.
  • Sharma tem passagem pela Instacart e pela Meta, e atuará como CEO de games, com foco em experiência do consumidor.
  • A mudança ocorre em um contexto de cortes de mais de 2.500 funcionários no setor desde 2024, fechamento de estúdios e jogos cancelados, além de acordos que levaram títulos de console para plataformas rivais.
  • A Microsoft busca reverter a queda no mercado de consoles diante de Sony e Nintendo, mantendo o compromisso com o console e fortalecendo o ecossistema de jogos originais.

A Microsoft nomeou a executiva de IA Asha Sharma para liderar o negócio de Xbox e videogames, substituindo Phil Spencer, que vai se aposentar. Sharma já ocupou cargos na Instacart e na Meta, e atuará como CEO de games. A diretoria também anunciou saída de Sarah Bond, presidente do Xbox.

A escolha visa retomar o foco no console diante da concorrência de PlayStation eNintendo/Switch. Matt Booty, atual chefe dos estúdios, assume como diretor de conteúdo, reportando-se a Sharma. Nadella informou a decisão na sexta-feira (20).

Nova liderança

Sharma chega com experiência em consumer hardware, IA e produtos para diversas plataformas. A Microsoft pretende retornar aos fãs antigos do Xbox e reforçar o elo com desenvolvedores que criaram universos do console ao longo de 25 anos.

Nos últimos anos, a companhia expandiu para PC e mobile, incluindo a aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões. A estratégia envolvia jogos em várias plataformas e o serviço Game Pass, o que, segundo analistas, afetou margens de lucro de títulos premium.

Contexto de mercado

A empresa também cortou mais de 2.500 empregos no setor de games desde 2024 e fechou estúdios como Arkane Austin, The Initiative e Tango Gameworks. Tais movimentos, combinados a acordos de levar títulos de console a rivais, geraram insatisfação entre parte da base de fãs.

Sharma liderou equipes de IA na Microsoft e supervisionou iniciativas com redes neurais, aplicações e ferramentas para desenvolvedores. Em janeiro, comandou uma força-tarefa de cerca de 100 engenheiros para responder rapidamente a demanda por IA, testando uma versão da solução na nuvem Azure.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais