Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

NASA enviará smartphones para a órbita da Terra para estudo

NASA autoriza smartphones em Crew-12 e Artemis II, permitindo registro de imagens e vídeos por astronautas, ainda sem rede móvel direta

Missões Crew-12 e Artemis II já levarão smartphones (Créditos: Getty Images)
0:00
Carregando...
0:00
  • A NASA informou, via X, que smartphones modernos poderão acompanhar as missões Crew-12 e Artemis II, previstas para fevereiro e março, respectivamente.
  • Os dispositivos permitirão que as tripulações registrem momentos e compartilhem vídeos e imagens de forma mais rápida.
  • Até agora, a agência mantinha regras rigorosas sobre o que pode ir ao espaço, por questões de interferência nas comunicações e radiação solar.
  • Ainda não há acesso à rede móvel real (4G/5G) no espaço; a comunicação continua via rádio, satélites da NASA e VoIP.
  • A tecnologia Direct to Cell, da Starlink, pode futuramente permitir conexão direta dos celulares a satélites de órbita baixa, conectando-se de qualquer lugar da Terra.

A NASA divulgou nas redes que smartphones modernos poderão acompanhar missões no espaço. O anúncio aponta que as próximas operações Crew-12 e Artemis II poderão levar dispositivos móveis para fora da órbita da Terra. Os smartphones permitirão registro rápido de vídeos e imagens.

Segundo Jared Isaacman, administrador da NASA, o objetivo é abrir caminho para equipamentos atuais em voos espaciais sob cronogramas acelerados. As missões estão programadas para fevereiro (Crew-12) e março (Artemis II), com destino à Lua. A proposta reduz dependência de câmeras dedicadas.

Até então, regulamentos cobravam cautela com interferências de rádio e radiação. A agência avalia impactos na comunicação da estação e na durabilidade dos aparelhos. Em 2011, dois iPhones 4S já foram levados ao espaço, sem registro claro de uso. Outros dispositivos Apple já atuaram em missões.

O que muda para as operações

A ideia é que os smartphones tenham as mesmas funções disponíveis na Terra, ao menos para registro de conteúdo. A comunicação em tempo real por redes móveis como 4G/5G ainda não é viável, pela dependência de torres terrestres.

Tecnologia Direct to Cell, da Starlink, pode mudar esse cenário ao permitir conexão direta via satélites de órbita baixa. A expectativa é que, no futuro, astrounautas possam usar redes satelitais para chamadas com smartphones.

Atualmente, o contato com as equipes ocorre por rádios, redes de satélite da NASA e VoIP, sem depender exclusivamente do celular. A mudança depende de comprovação de segurança, compatibilidade e qualidade das redes a bordo.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais