Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

O Game Boy de Lego já foi modificado para rodar jogos de verdade

Inovação: Lego Game Boy ganha mod que usa cartuchos reais e chips originais, com USB-C, e promete lançamento público completo

G2MYEywbwAA3ChV
0:00
Carregando...
0:00
  • O Lego Game Boy entrou à venda oficialmente, mas já ganhou uma versão mais avançada na Austrália, criada por Natalie the Nerd.
  • A engenheira de placas reais fez um mod que utiliza cartuchos reais e chips de Game Boy, conectados a uma placa de Natalie’s customizada, com botões funcionando.
  • Para caber no Lego, a designer criou uma placa ainda menor que um cartucho e adicionou o menor kit de tela disponível; alguns bricks precisaram ser removidos.
  • A alimentação é via USB-C, e os botões funcionando ainda serão montados em uma peça em impressão 3D específica para o Lego Game Boy.
  • Natalie vende peças de modagem para Game Boy, compartilha designs de placas e planeja liberar oficialmente o projeto completo assim que estiver satisfeito; já houve atualizações no blog explicando escolhas técnicas.

O LEGO Game Boy, comercializado hoje, já surge com boa recepção, mas na Austrália uma versão ainda mais avançada já aparece. Natalie the Nerd, designer de placas e modder de Game Boy, tornou o aparelho capaz de rodar jogos reais, não apenas emuladores. O projeto está em estágio de conclusão e promete finalizar a montagem.

Segundo a criadora, o que se vê não é um emulador nem uma placa Raspberry Pi anexada. São cartuchos originais de Game Boy funcionando em chips reais, soldados a uma placa de circuito criada por Natalie. Os botões também operam normalmente.

Para caber no conjunto do Lego Game Boy, Natalie precisou desenhar uma placa ainda menor que um cartucho convencional. A montagem exige remoção de alguns blocos do chassi, e a tela mais compacta existente no mercado. A obra ainda não está finalizada.

Avanços técnicos

A alimentação é feita via USB-C, integrada ao conjunto para suprir energia. Os botões ativos ainda não estão montados na placa, devendo ganhar um encaixe em uma peça customizada impressa em 3D para Lego. A intriga técnica envolve a compatibilidade entre componentes Lego, Game Boy e a nova placa.

A equipe de Natalie já disponibiliza componentes para modding de Game Boy e divulga projetos de circuitos em seus canais. A criadora informa que pretende liberar o protótipo completo assim que estiver satisfeito com o resultado, mantendo comunicação com a comunidade.

Próximos passos

Ainda não há data de lançamento do hardware final. Natalie planeja compartilhar mais detalhes sobre a arquitetura escolhida, incluindo a decisão de usar uma CPU do Game Boy Pocket em vez da original. A expectativa é de que o projeto seja aberto para interessados em reproduzi-lo, com instruções futuras.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais