Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Xiaomi investirá R$ 6,9 bilhões em chips próprios para fortalecer tecnologia nacional

Xiaomi investirá R$ 6,9 bilhões em chips próprios e lançará o SoC Xring O1, de 3 nm, em evento nesta quinta-feira.

0:00
Carregando...
0:00

A Xiaomi anunciou que vai investir 50 bilhões de yuanes, cerca de 6,9 bilhões de dólares, nos próximos 10 anos para desenvolver seus próprios chips, começando em 2025. O CEO da empresa, Lei Jun, fez o anúncio em uma postagem nas redes sociais. Esse movimento acontece em meio a uma disputa comercial entre os Estados Unidos e a China, que limitou o acesso a alguns semicondutores. A empresa também vai apresentar o Xring O1, um novo chip de 3 nanômetros, em um evento. Este chip será usado em um smartphone que a Xiaomi lançará em breve. Até agora, a Qualcomm era a principal fornecedora de chips para os smartphones da Xiaomi. Apesar da nova iniciativa, o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, afirmou que a empresa continuará a ser um fornecedor estratégico para a Xiaomi. A Xiaomi já havia tentado desenvolver seus próprios chips antes, mas interrompeu o projeto. O Xring O1 marca o retorno da empresa a esse tipo de tecnologia essencial para smartphones.

Xiaomi, a gigante chinesa da tecnologia, anunciou um investimento de 50 bilhões de yuanes (aproximadamente R$ 6,9 bilhões) para desenvolver seus próprios chips ao longo dos próximos dez anos. A informação foi divulgada pelo CEO Lei Jun em uma postagem no Weibo. O investimento começará em 2025 e é parte da estratégia da empresa para fortalecer sua tecnologia interna, especialmente em meio à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

A Xiaomi também revelará o Xring O1, um novo sistema em chip (SoC) de 3 nanômetros, em um evento programado para quinta-feira. Este chip é considerado um dos mais avançados do mercado, comparável ao A18 Pro da Apple, utilizado nos iPhones 16 Pro e Pro Max. O Xring O1 será fundamental para os próximos smartphones da marca, marcando um retorno da Xiaomi ao desenvolvimento de componentes essenciais, após a suspensão do projeto Surge S1 em 2017.

Atualmente, a Qualcomm é a principal fornecedora de SoCs para os smartphones da Xiaomi. O CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, afirmou que a empresa continuará a ser um fornecedor estratégico para a Xiaomi, destacando que os chips Snapdragon ainda serão usados nos modelos de destaque da marca. A Xiaomi planeja lançar novos dispositivos, incluindo um smartphone e um tablet, além de um carro elétrico, embora ainda não esteja claro quais produtos utilizarão o novo chip Xring O1.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais