Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Goiás aprova lei inovadora para regular inteligência artificial e impulsionar competitividade

Goiás se destaca ao aprovar a primeira lei de inteligência artificial do Brasil, promovendo inovação e regulação focada no desenvolvimento local.

0:00
Carregando...
0:00

O estado de Goiás aprovou a primeira lei de inteligência artificial do Brasil, que busca regular a tecnologia enquanto promove a competitividade do país. A lei incentiva o uso de modelos de código aberto e visa atrair data centers utilizando energia renovável, especialmente biometano. Também inclui o ensino de inteligência artificial nas escolas e estabelece parcerias para capacitar profissionais. A regulação será feita após a implementação da tecnologia, garantindo supervisão e direitos de revisão humana. A lei foi baseada em consultas públicas e hackathons realizados no estado, e Goiás já é reconhecido como um centro de desenvolvimento de inteligência artificial no Brasil.

Na semana passada, Goiás aprovou a primeira lei de inteligência artificial do Brasil, com o objetivo de regular a tecnologia e fomentar a competitividade do país. A legislação busca evitar que o Brasil se torne apenas um consumidor de inteligência artificial, propondo um modelo original que considera as capacidades locais.

A nova lei prioriza modelos de código aberto, visando retomar a liderança do Brasil em software livre. Além disso, a legislação cria incentivos para a instalação de data centers no estado, utilizando energia renovável, com destaque para o biometano, produzido a partir de resíduos agrícolas.

Educação e Capacitação

Outro ponto importante da lei é a inclusão da inteligência artificial no currículo escolar, semelhante a iniciativas recentes nos Estados Unidos. A legislação também estabelece parcerias com o sistema S (Sesi, Senac, Senai) para capacitar profissionais e setores da indústria no uso da tecnologia.

A regulação da inteligência artificial será feita de forma supervisionada, permitindo o uso da tecnologia com auditabilidade e direitos de revisão humana. A lei também aborda o uso de agentes autônomos, promovendo seu desenvolvimento seguro.

Consulta Pública e Desenvolvimento

O processo de elaboração da lei foi baseado em uma consulta pública realizada pela Abranet e pelo ITS Rio, que incluiu contribuições online e eventos como hackathons. O estado de Goiás já era considerado um polo de inteligência artificial, com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) liderando projetos em todo o Brasil.

Com essa iniciativa, Goiás se destaca como um modelo a ser seguido, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento da inteligência artificial e à inovação no país.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais