- Pie Factory Music conseguiu comprar a propriedade do último centro juvenil de Ramsgate, após uma campanha iniciada em setembro de 2024, com apoio de um subsídio de £535 mil do programa Pride in Place.
- O centro, que atende jovens de oito a 25 anos, oferece aconselhamento, orientação profissional, atividades de vida prática, apoio a jovens refugiados e projetos criativos e musicais.
- O município de Ramsgate enfrentava a venda do centro, apesar de um relatório independente indicar que o espaço ajudava a economizar mais de £ 500 mil por ano em custos de serviços públicos, como saúde mental e assistência social.
- Zoë Carassik, diretor(a) da Pie, afirmou que o serviço de juventude não deve depender apenas de organizações beneficentes e pediu fortalecimento de proteções legais e do dever dos conselhos locais em manter tais serviços.
- A estratégia nacional Youth Matters foi anunciada no ano passado, com cobrança por investimento real, enquanto o Labour informou, em agosto, investimento de £ 88 milhões em clubes de juventude e atividades extracurriculares.
O último centro de juventude em Ramsgate, na costa de Kent, foi salvo da venda após uma campanha de 13 anos liderada pela entidade beneficente Pie Factory Music. O grupo conseguiu comprar a propriedade mediante apoio financeiro e ações locais.
A Pie Factory Music, que atende jovens de 8 a 25 anos com aconselhamento, orientação profissional, atividades criativas e apoio a refugiados, celebrou a aquisição do imóvel com um pedido por serviços públicos mais robustos para a juventude.
A campanha começou em setembro de 2024. O executivo-chefe da Pie, Zoë Carassik, disse que a garantia do espaço traz alívio e esperança para o futuro dos jovens. Ela pediu investimento real do governo, não apenas palavras.
Financiamento e contexto
Um conjunto de recursos via Pride in Place contribuiu com cerca de 535 mil libras para viabilizar a compra do imóvel, etapa crucial para evitar o fechamento incentivado por questões orçamentárias locais.
Dados de organizações de educação e juventude indicam queda considerável no financiamento de serviços para jovens desde 2010, agravando a carência de espaços seguros em áreas costeiras com altos índices de pobreza.
O relatório da YMCA aponta redução de 73% no financiamento de serviços para jovens na Inglaterra e queda de 6% no País de Gales entre 2010 e 2024, reforçando o diagnóstico de necessidade de investimento estável.
Reações locais e perspectivas
Brian Horton, presidente interino do Ramsgate Neighbourhood Board, afirmou que a decisão de apoiar a Pie envia uma mensagem clara de compromisso com espaços seguros para as próximas gerações.
A gestão do centro destacou ainda a importância de proteger esses espaços por meio de proteção legal mais robusta, para que a atuação de organizações beneficentes não seja a única resposta.
O governo lançou, no final do ano passado, uma estratégia nacional Youth Matters, com metas de investimento. Críticas destacaram a necessidade de recursos reais para evitar novos encerramentos.
A Guardian visitou Ramsgate como parte de uma série sobre a vida de jovens em áreas costeiras, onde pesquisas indicam maior incidência de condições mentais não diagnosticadas entre essa população.
O caso ressalta a atuação de organizações comunitárias em conjunto com políticas públicas, buscando manter serviços essenciais de juventude em cidades com carências estruturais.
Entre na conversa da comunidade