- O Brasil lançou uma chamada pública para credenciar o primeiro Centro de Competência em RNA mensageiro, com investimento de R$ 450 milhões.
- O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
- O centro receberá R$ 60 milhões para acelerar a produção de vacinas e terapias inovadoras com RNA mensageiro, tecnologia que se destacou na pandemia de Covid-19.
- O projeto busca parcerias com startups, universidades e instituições de ciência e tecnologia, visando desenvolver vacinas prioritárias para as Américas.
- Além disso, foram anunciados R$ 30 milhões para novas Unidades Embrapii e R$ 60 milhões para Projetos de Alto Impacto na área da saúde.
O Brasil avança em sua autonomia na produção de vacinas com o lançamento de uma chamada pública para credenciar o primeiro Centro de Competência em RNA mensageiro. O investimento totaliza R$ 450 milhões e foi anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, durante o evento Saúde Estratégica Brasil – Américas, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O novo centro, que terá R$ 60 milhões destinados ao seu funcionamento, visa acelerar a produção de vacinas e terapias inovadoras utilizando a tecnologia de RNA mensageiro, que se destacou na pandemia de Covid-19. Essa tecnologia permite que o organismo produza uma resposta imunológica sem a necessidade de expor o corpo ao agente infeccioso.
Parcerias e Objetivos
O Centro de Competência buscará parcerias com startups, universidades e instituições de ciência e tecnologia, tanto nacionais quanto internacionais. Entre seus objetivos estão o desenvolvimento de vacinas prioritárias para as Américas e a capacitação de instituições de pesquisa na região. Jarbas Barbosa, diretor da OPAS, enfatizou a importância de aumentar a capacidade de produção na região para garantir acesso a medicamentos e vacinas.
Além do investimento em RNA mensageiro, o Ministério da Saúde anunciou R$ 30 milhões para a criação de seis novas Unidades Embrapii, focadas em áreas como biofármacos e saúde digital. Também foram alocados R$ 60 milhões para Projetos de Alto Impacto, que visam desenvolver dispositivos médicos e diagnósticos avançados.
Fomento à Inovação
O Ministério da Ciência, em parceria com a Finep, lançou uma chamada pública de R$ 300 milhões para fomentar projetos de inovação na saúde. Os recursos serão destinados a empresas que desenvolvem insumos farmacêuticos e tecnologias para terapias avançadas, com foco em fortalecer a pesquisa clínica no Brasil.
A iniciativa busca não apenas aumentar a produção nacional de tecnologias em saúde, mas também estimular a colaboração entre empresas e instituições de pesquisa. O prazo para submissão de propostas é até 10 de agosto de 2025, com webinars programados para esclarecer dúvidas sobre o processo de candidatura.
Entre na conversa da comunidade