- A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou um plano de recuperação após o despejo de esgoto no rio Tietê, que causou uma cratera na marginal.
- O plano será implementado em até 45 dias e inclui o redirecionamento do esgoto para outras estruturas.
- A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado) monitorará as ações da Sabesp, que já completou 65% da estabilização do solo para os reparos.
- O rompimento da tubulação ocorreu em abril e é considerado um evento inédito em mais de 50 anos de operação da companhia.
- O governo estadual acompanhará o plano por meio de diversas agências reguladoras, garantindo a supervisão das ações.
Após o despejo de esgoto sem tratamento no rio Tietê, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou um plano de recuperação a ser implementado em até 45 dias. O incidente ocorreu na altura da ponte Atílio Fontana, na zona norte de São Paulo, e resultou em uma cratera na marginal, preocupando as autoridades sobre a poluição do rio.
Na reunião realizada na sede da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) nesta segunda-feira (30), a Sabesp apresentou um plano que inclui o redirecionamento do esgoto para outras estruturas. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado) monitorará as ações da empresa, que já completou 65% da estabilização do solo necessário para iniciar os reparos.
O problema teve início em abril, quando uma tubulação se rompeu, causando a abertura da cratera e interrompendo o fluxo de esgoto. A Sabesp destacou que este é um evento inédito em mais de 50 anos de operação, considerando a gravidade do dano à infraestrutura, que é essencial para o sistema de esgotamento sanitário da capital.
A segurança dos trabalhadores e a estabilidade do sistema são prioridades, conforme a companhia. Para realizar os reparos, é necessário esvaziar a tubulação, o que requer o redirecionamento do esgoto. A terceira etapa do plano envolverá o diagnóstico preciso dos problemas e a recuperação definitiva do interceptor.
A secretária de Meio Ambiente, Natália Resende, enfatizou a importância de agir rapidamente para evitar impactos no programa IntegraTietê, que visa a despoluição do rio e seus afluentes. A Cetesb realizará uma análise específica para avaliar o impacto do incidente na poluição do Tietê.
O governo estadual informou que o plano da Sabesp será monitorado continuamente por diversas agências reguladoras, incluindo a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo). Vistorias e reuniões periódicas garantirão a supervisão das ações e a conformidade com os compromissos assumidos pela companhia.
Entre na conversa da comunidade