O Ministério da Saúde lançou um chamamento público para o Laboratório de Inovação em Saúde do Programa Mais Médicos, com o objetivo de encontrar e compartilhar ideias que melhorem os serviços do Sistema Único de Saúde. As inscrições vão até 13 de junho de 2025 e podem participar médicos do programa, gestores de saúde e equipes de Saúde da Família. As propostas devem incluir objetivos, métodos, recursos e resultados. As iniciativas escolhidas receberão um certificado e poderão ser divulgadas em materiais e plataformas digitais. O anúncio foi feito durante o Seminário Marco Zero, que marca o início de um ciclo de monitoramento de pesquisas para o SUS, promovendo a colaboração entre pesquisadores e gestores para melhorar a saúde pública no Brasil.
O Ministério da Saúde (MS), em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), anunciou, nesta segunda-feira (19), a abertura de um chamamento público para o Laboratório de Inovação em Saúde do Programa Mais Médicos (PMM). O objetivo é identificar e compartilhar iniciativas que melhorem os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições vão até 13 de junho de 2025.
As propostas devem focar nas áreas de gestão, assistência e formação ligadas ao PMM em todo o Brasil. O edital foi apresentado durante o Seminário Marco Zero das Pesquisas de Provimento para o SUS, realizado em Brasília. Podem participar médicos do programa, gestores municipais de saúde e membros de equipes de Saúde da Família.
A coordenadora geral de Planejamento, Avaliação e Dimensionamento para profissionais do SUS, Grasiela Damasceno, destacou que o edital visa reconhecer as práticas de saúde desenvolvidas pelos médicos do programa. As experiências devem ser submetidas a cinco eixos temáticos, apresentando objetivos, metodologia, recursos utilizados, resultados e impactos observados.
Reconhecimento e Visibilidade
As iniciativas selecionadas receberão um certificado de reconhecimento e poderão ser divulgadas em materiais audiovisuais e publicações técnicas. Isso ampliará a visibilidade das práticas e poderá inspirar outras equipes em contextos semelhantes.
O Seminário Marco Zero, que ocorre nos dias 19 e 20, marca o início do ciclo de monitoramento e avaliação das pesquisas de provimento para o SUS. O evento busca promover o diálogo entre pesquisadores, gestores e formuladores de políticas públicas, visando a melhoria das estratégias de provimento e fixação de profissionais no SUS.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, ressaltou a importância do seminário para fortalecer a gestão do conhecimento e o monitoramento de evidências científicas voltadas ao provimento de profissionais de saúde.
Entre na conversa da comunidade