O Jardim Botânico vai lançar uma campanha para evitar o descarte de cinzas humanas e de animais nas plantas. Essa prática tem causado danos sérios, como a morte de orquídeas. Recentemente, foram encontradas cinzas no orquidário, e algumas plantas não conseguiram sobreviver. Para conscientizar as pessoas, o parque vai instalar placas informativas e realizar ações nas redes sociais. O biólogo Marcus Nadruz explicou que, embora seja compreensível que as pessoas queiram homenagear seus entes queridos na natureza, as cinzas podem prejudicar as plantas.
O Jardim Botânico iniciará uma campanha de conscientização para combater o descarte irregular de cinzas humanas e de animais nas plantas do arboreto. A prática tem causado danos significativos à vegetação, incluindo a perda de várias orquídeas. Recentemente, foram encontradas cinzas no orquidário, resultando na morte de algumas plantas.
A campanha incluirá a instalação de placas informativas e ações nas redes sociais. O objetivo é alertar o público sobre os impactos negativos que as cinzas podem ter na flora local. O biólogo Marcus Nadruz, coordenador da Coleção Viva do Jardim Botânico do Rio, destacou que, embora seja compreensível que as pessoas queiram homenagear entes queridos junto à natureza, as cinzas podem prejudicar a vida das plantas.
“As orquídeas, por exemplo, não resistem. Infelizmente, perdemos algumas plantas no orquidário devido ao descarte de cinzas”, afirmou Nadruz. A iniciativa visa não apenas informar, mas também sensibilizar a população sobre a importância de preservar a vegetação do Jardim Botânico.
Entre na conversa da comunidade