Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

São Gabriel da Cachoeira retoma uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados

Aumento de casos de covid-19 em São Gabriel da Cachoeira leva à reintrodução do uso de máscaras e investigações sobre morte suspeita.

0:00
Carregando...
0:00

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, voltou a exigir o uso de máscaras em lugares fechados por causa do aumento de casos de covid-19, que subiram de 14 em dezembro para 334 em janeiro. A decisão foi tomada após a recomendação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas. Em fevereiro, a cidade teve 126 novos casos e, em março, 87 entre 197 suspeitas. Até a última semana de abril, havia 897 casos suspeitos e 378 confirmados. O uso de máscaras é obrigatório em escolas, repartições públicas, igrejas, comércios e transportes coletivos. Além disso, uma morte suspeita de covid-19, de uma mulher de 47 anos, está sendo investigada. A cidade, com 51 mil habitantes e a mais indígena do Brasil, também restringiu o acesso a áreas indígenas, permitindo entrada apenas para quem tiver a vacinação em dia ou um teste negativo realizado nas últimas 48 horas.

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, decretou a volta do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados devido ao aumento significativo de casos de covid-19. A medida foi tomada após a recomendação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Em dezembro, a cidade registrou apenas 14 casos positivos, mas esse número saltou para 334 em janeiro.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que a tendência de alta continuou. Em fevereiro, foram 126 confirmações, enquanto março contabilizou 87 positivos entre 197 suspeitos. Até a última semana de abril, o município já havia registrado 897 casos suspeitos, com 378 confirmados. O aumento expressivo nos casos foi crucial para a publicação do decreto.

Medidas Adicionais

O decreto determina que o uso de máscaras é obrigatório em escolas, repartições públicas, igrejas, comércios e transportes coletivos. Além disso, a DPE-AM solicitou a investigação de uma morte suspeita relacionada à covid-19. A vítima, de 47 anos, é objeto de apuração pelas autoridades locais.

A cidade, que possui uma população de 51 mil habitantes, é conhecida por ser a mais indígena do Brasil. O novo decreto também estabelece acesso restrito a áreas onde vivem os índios, permitindo a entrada apenas de pessoas que apresentem a caderneta de vacinação atualizada ou um teste negativo realizado nas últimas 48 horas.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais