O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra de cinco aceleradores lineares e dois aparelhos de braquiterapia para o Sistema Único de Saúde (SUS) em um evento em São Paulo. O investimento total é de mais de R$ 90 milhões e faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia, que busca melhorar o tratamento do câncer no Brasil. Os novos equipamentos serão enviados para sete estados: Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Amapá e Bahia. A expectativa é que esses aparelhos aumentem a cobertura e diminuam o tempo de espera para os pacientes, permitindo mais atendimentos em até três turnos em algumas unidades. Em 2025, o governo planeja entregar mais 35 aceleradores. Além disso, a formação de profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, é uma prioridade para garantir um atendimento de qualidade. O novo plano também visa modernizar a tecnologia e substituir 56 aparelhos antigos. Durante sua visita, Padilha se reuniu com especialistas da Universidade de São Paulo para discutir formas de reduzir o tempo de espera por atendimentos no SUS.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a aquisição de cinco aceleradores lineares e dois aparelhos de braquiterapia para o Sistema Único de Saúde (SUS) durante agenda em São Paulo, nesta sexta-feira (11). O investimento total supera R$ 90 milhões e faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia (PER-SUS), visando melhorar a assistência oncológica no Brasil.
Os novos equipamentos serão distribuídos em sete estados: Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Amapá e Bahia. Com a expectativa de ampliar a cobertura e reduzir o tempo de espera para tratamento oncológico, Padilha destacou que os aparelhos permitirão mais atendimentos, funcionando em até três turnos em algumas unidades.
Em 2025, o governo planeja entregar mais 35 aceleradores. Além disso, a formação de profissionais especializados, como médicos e enfermeiros, é uma prioridade para garantir um atendimento de qualidade. O investimento em infraestrutura e capacitação é fundamental para consolidar a rede de atendimento em todo o país.
O novo PER-SUS, relançado em 2024, foca na modernização do parque tecnológico e na substituição de cinquenta e seis aparelhos obsoletos. Durante sua agenda, Padilha também se reuniu com especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) para discutir estratégias que visam reduzir o tempo de espera por atendimentos no SUS.
Entre na conversa da comunidade