Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Ministério da Saúde capacita agentes indígenas em Pesqueira para combater o Aedes aegypti

Ministério da Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti com treinamento de agentes indígenas e amplia formação profissional em dengue.

0:00
Carregando...
0:00

O Ministério da Saúde fez um treinamento em Pesqueira, Pernambuco, para 25 agentes indígenas de saúde. O foco foi ensinar como controlar o mosquito Aedes aegypti, que causa doenças como dengue, Zika e chikungunya. O treinamento, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de abril, foi realizado por equipes de várias secretarias de saúde e uma organização social.

Os participantes aprenderam sobre como monitorar o mosquito e receberam dicas de prevenção. Durante o evento, foram instaladas 22 ovitrampas e quatro armadilhas para capturar mosquitos, ajudando a verificar a presença do Aedes aegypti e a eficácia das ações de controle.

Além disso, o Ministério anunciou 50 mil novas vagas para um curso online sobre dengue, com o objetivo de melhorar o atendimento em todo o Brasil e diminuir os casos graves da doença. Nos próximos cem dias, 50 mil agentes comunitários de saúde e profissionais do programa Mais Médicos receberão materiais educativos. Também está previsto um webinário para compartilhar estratégias de combate à dengue, com a expectativa de alcançar 20 mil pessoas.

O Ministério da Saúde promoveu um treinamento em Pesqueira, Pernambuco, entre os dias 2 e 4 de abril, para 25 agentes indígenas de saúde. O objetivo foi capacitar esses profissionais em medidas de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya. A formação foi conduzida por equipes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), da organização social Moscamed Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e da gestão municipal.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam sobre tecnologias de monitoramento entomológico e receberam orientações sobre prevenção e controle do vetor. Foram instaladas 22 ovitrampas e quatro armadilhas para captura de mosquitos adultos nas áreas indígenas, ferramentas que ajudam a monitorar a presença do Aedes aegypti e a avaliar a eficácia das medidas de controle.

Além disso, em uma nova ação de enfrentamento à dengue, o Ministério da Saúde anunciou 50 mil novas vagas para um curso autoinstrucional de dengue da Universidade Aberta do SUS (Una-SUS). O objetivo é melhorar o atendimento em todo o país e reduzir casos graves e óbitos relacionados à doença.

Nos próximos cem dias, conteúdos informativos e educativos serão enviados a 50 mil agentes comunitários de saúde, profissionais do programa Mais Médicos e residentes. A pasta também planeja um webinário para disseminar estratégias de combate à dengue, com previsão de alcance de 20 mil pessoas.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais