O Ministério da Saúde inaugurou a nova sede do DSEI Alto Rio Solimões em Tabatinga, Amazonas, com um investimento de 2,44 milhões de reais. Essa nova estrutura vai ajudar mais de 73 mil indígenas de sete etnias, sendo que 90% dos profissionais que trabalham lá são indígenas. A sede substitui um prédio alugado e atende 240 aldeias na região que fica na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
A nova sede tem várias instalações, como salas, farmácia e depósito de medicamentos, e já está funcionando. O DSEI é composto por 13 Polos Base, 16 Unidades Básicas de Saúde Indígena, uma Casa de Saúde Indígena regional e cinco locais, todos com equipes preparadas para atender a população. Durante a inauguração, o secretário da Sesai, Weibe Tapeba, falou sobre a importância da obra, que levou 18 meses para ser concluída, e como isso melhora a saúde indígena no Brasil. O evento contou com recepção, discursos, corte de faixa, visita às instalações e uma apresentação cultural. Tapeba destacou que a nova sede trará benefícios duradouros para as comunidades indígenas da região.
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), inaugurou, no dia dois de abril, a nova sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões, em Tabatinga, Amazonas. O investimento de R$ 2,44 milhões beneficiará mais de 73 mil indígenas de sete etnias, com 90% dos profissionais sendo indígenas. A nova estrutura substitui um prédio alugado e abrange 240 aldeias na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
A nova sede conta com diversas instalações, incluindo salas, farmácia e depósito de medicamentos, já em funcionamento. O DSEI Alto Rio Solimões é composto por 13 Polos Base, 16 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs), uma Casa de Saúde Indígena (CASAI) regional e cinco CASAIs locais, todos equipados com equipes multiprofissionais. A Ticuna, a maior etnia indígena do Brasil, é uma das sete etnias atendidas.
Durante a inauguração, o secretário da Sesai, Weibe Tapeba, destacou que a obra, que levou 18 meses para ser concluída, representa um avanço significativo para a saúde indígena. Ele ressaltou que a gestão atual tem se esforçado para estender os atendimentos de saúde indígena a todos os estados do Brasil, refletindo em resultados positivos para a população.
A programação do evento incluiu recepção aos convidados, discursos das autoridades, corte da faixa inaugural, visita guiada e uma apresentação cultural. Tapeba enfatizou que a nova sede trará benefícios duradouros para as comunidades indígenas da região, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida.
Entre na conversa da comunidade