Em Alta Copa do Mundo NotíciasFutebol_POLÍTICA_Brasileconomia

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Caravana Forma SUS encerra ciclo em Brasília com foco na formação de profissionais de saúde

Caravana Forma SUS encerra atividades em Brasília, promovendo diálogo entre profissionais e estudantes sobre a formação em saúde no país.

0:00
Carregando...
0:00

O Ministério da Saúde vai realizar a última edição da Caravana Forma SUS em Brasília nos dias 8 e 9 de abril. O evento vai reunir professores, alunos e trabalhadores da saúde para conversar sobre a formação de profissionais e como integrar isso ao Sistema Único de Saúde.

Depois de passar por seis cidades, a caravana quer melhorar a formação em saúde, discutindo temas como a parceria entre escolas e serviços de saúde, apoio a estudantes de grupos vulneráveis e como conectar ensino e pesquisa com a sociedade.

Nas edições anteriores, que aconteceram em Manaus, Fortaleza, São Paulo, Belém, Recife e Florianópolis, foram abordadas iniciativas do Ministério da Saúde, como programas que ajudam na formação e permanência de estudantes na área da saúde. Cada evento teve cerca de 60 participantes.

Em Brasília, as atividades vão acontecer na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, das 9h às 18h. Grupos de trabalho vão criar materiais para ajudar a melhorar a integração entre ensino, serviços de saúde e a comunidade.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizará a última edição da Caravana Forma SUS em Brasília nos dias 8 e 9 de abril. O evento reunirá docentes, estudantes, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir a formação de profissionais de saúde e a integração com o SUS.

Após percorrer seis capitais, a caravana busca articular a formação em saúde, abordando temas como a pactuação entre instituições de ensino e serviços de saúde, a permanência estudantil de grupos vulneráveis e o fortalecimento de atividades que conectam ensino, pesquisa e extensão à sociedade. O encontro visa transformar a formação em saúde e reduzir desigualdades.

Durante as edições anteriores, realizadas em Manaus, Fortaleza, São Paulo, Belém, Recife e Florianópolis, foram discutidas iniciativas do Ministério da Saúde, como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e o Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde (Afirma SUS). Cada evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas por unidade federativa.

As atividades em Brasília ocorrerão na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), das 9h às 18h. Grupos de trabalho produzirão materiais para subsidiar diagnósticos e fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade nos territórios.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais