A partir de 3 de outubro, todos os municípios do Brasil podem pedir equipamentos odontológicos do Sistema Único de Saúde. Essa ação é do Ministério da Saúde e faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal, com o objetivo de melhorar o atendimento à saúde bucal da população. Os pedidos devem ser feitos online até 13 de outubro, com um investimento total de 22 milhões de reais para comprar 15.134 equipamentos.
Os equipamentos incluem itens importantes, como aparelhos para tratamento de canal, medidores de profundidade, carrinhos com ferramentas odontológicas, máquinas de radiografia e aspiradores de secreções. A coordenadora de Saúde Bucal do ministério, Doralice Severo Cruz, afirmou que essa doação ajuda a garantir que mais pessoas tenham acesso a um atendimento de qualidade.
Para solicitar os equipamentos, os municípios precisam ter pelo menos uma equipe de Saúde Bucal atuando. Não há limite para a quantidade de equipamentos que podem ser pedidos, e as solicitações serão atendidas conforme a disponibilidade e a necessidade dos municípios. Essa iniciativa é um passo importante para melhorar os serviços de saúde bucal no Brasil.
A partir de 3 de outubro, todos os municípios brasileiros podem solicitar equipamentos odontológicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, visa ampliar e qualificar o atendimento à saúde bucal da população. Os pedidos devem ser feitos online pela plataforma e-Gestor até 13 de outubro, com um investimento total de R$ 22 milhões para a aquisição de 15.134 equipamentos.
Os equipamentos incluem dispositivos essenciais, como aparelhos para tratamento de canal, medidores de profundidade, carrinhos com ferramentas odontológicas, máquinas de radiografia e aspiradores de secreções. A coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo Cruz, destacou que essa doação reafirma o compromisso com a equidade no acesso à saúde bucal, buscando reduzir desigualdades e garantir atendimento de qualidade a mais brasileiros.
Para participar, os municípios devem ter pelo menos uma equipe de Saúde Bucal atuando na atenção primária ou em um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Não há limite para a quantidade de equipamentos que cada localidade pode solicitar, e os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade e a vulnerabilidade dos municípios.
Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo e-mail ou telefone disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Essa ação representa um passo significativo para fortalecer a estrutura dos serviços de saúde bucal no Brasil, ampliando a capacidade de atendimento e promovendo mais saúde para a população.
Entre na conversa da comunidade