Em 2024, o Ministério dos Direitos Humanos registrou 2.346 denúncias de bullying, representando um aumento de 67% em comparação a 2023. Em São Paulo, o crescimento foi ainda mais alarmante, com um aumento de 90% nos casos, colocando o Brasil na 16ª posição no ranking mundial de bullying escolar, segundo o PISA 2022. Essa escalada […]
Em 2024, o Ministério dos Direitos Humanos registrou 2.346 denúncias de bullying, representando um aumento de 67% em comparação a 2023. Em São Paulo, o crescimento foi ainda mais alarmante, com um aumento de 90% nos casos, colocando o Brasil na 16ª posição no ranking mundial de bullying escolar, segundo o PISA 2022. Essa escalada de casos gerou preocupação entre especialistas e educadores.
Para enfrentar essa situação, o educador e ex-secretário estadual de educação, Gabriel Chalita, lançou um curso voltado para a capacitação de profissionais da educação, focando na prevenção e no combate ao bullying nas escolas. Chalita, que também apresenta o programa Arena dos Saberes na TV Cultura, busca preparar educadores para lidar com essa questão de forma eficaz.
O colégio Anglo Morumbi, em São Paulo, foi o pioneiro na adesão a essa capacitação, que teve início em setembro de 2024, envolvendo educadores, gestores e pedagogos. Na segunda fase do treinamento, o projeto se expandirá para incluir a participação das famílias, com o objetivo de beneficiar mais de 1.700 pessoas. Essa abordagem visa promover uma reflexão sobre o tema e ensinar como os pais podem apoiar seus filhos na mudança de comportamento.
Chalita enfatiza que “é essencial que educadores saibam identificar, mediar e transformar conflitos em aprendizado”. A expectativa é que a plataforma on-line de educação, Território Saber, ajude a criar ambientes escolares mais acolhedores e seguros, contribuindo para a redução dos casos de bullying nas instituições de ensino.
Entre na conversa da comunidade