- A prefeitura de Tequila, cidade famosa pela tequila, teve o prefeito Diego Rivera preso em operação federal por suposta extorsão a grandes destiladores, em esquema com o CJNG.
- Também foram presos o diretor de segurança, os responsáveis pelas obras públicas e pelo registro de imóveis, segundo o ministro de Segurança, Omar García Harfuch.
- O grupo seria uma quadrilha de corrupção que visava produtores de cerveja e tequila no município, com Becle (Cuervo) entre os alvos.
- Autoridades dizem que o esquema extorquia empresas, desviava recursos públicos e já há reclamações de pelo menos dez companhias, incluindo cobrança de imposto predial até quinze a vinte vezes o permitido e multa superior a sessenta milhões de pesos.
- Rivera já havia sido alvo de críticas após um evento local que exibiu imagens do líder fugitivo do cartel, Nemesio Oseguera, conhecido como El Mencho.
Oito xa: autoridades mexicanas prenderam o prefeito do município de Tequila, Diego Rivera, suspeito de extorsão a grandes destiladores em esquema com o CJNG. A detenção ocorreu durante operações federais na cidade, conhecida pela produção de tequila.
Além do prefeito, foram presos o diretor de segurança do município e os responsáveis pelas obras públicas e pelo registro de imóveis. Segundo o Ministério da Segurança, o grupo chefiava uma rede de corrupção que visava empresas de cerveja e tequila na região.
Investigação e acusações
As investigações apontam que Rivera e o núcleo de lideranças desviavam recursos públicos e exerciam pressão sobre firmas para cobrar impostos irregulares. Investigações apontam mão da CJNG na bandidagem e extorsão a produtores locais.
O esquema teria atingido Becle, maior produtor de tequila do mundo, e outras empresas. A cobrança incluía imposto sobre propriedade até 20 vezes acima do teto legal e uma multa superior a 60 milhões de pesos, com suposta recusa de licenças e tentativa de fechamento de uma fábrica.
Desdobramentos e contexto
Autoridades estaduais indicaram que pelo menos 10 empresas apresentaram queixas contra a administração local. Becle ainda não respondeu a pedidos de comentário. O Conselho Regulador da Tequila afirmou não assumir posição sobre o caso.
Relatos de autoridades também mencionam que Rivera já havia despertado críticas após divulgação de imagens em festival com projeções do líder fugitivo do CJNG, Nemesio Oseguera, El Mencho.
Entre na conversa da comunidade