Em Alta NotíciasFutebolAcontecimentos internacionaisPolíticaConflitos

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Malásia investiga compras do exército; batidas em várias empresas

MACC realiza buscas em várias empresas e congela seis contas ligadas a suspeito na apuração de propina em licitações do exército (2023–2025)

Imagem do autor
Por Revisado por: Luiz Cesar Pimentel
A view of the Malaysian Anti-Corruption Commission (MACC) headquarters in Putrajaya
0:00
Carregando...
0:00
  • A MACC realizou buscas em várias empresas relacionadas a supostas propinas em contratos de aquisição do exército, em Kuala Lumpur.
  • A agência também congelou seis contas bancárias pertencentes a um suspeito e integrantes da família dele, no âmbito da investigação.
  • As apurações são feitas sob a Lei anticorrupção ligada à responsabilidade de empresas por suborno em licitações de 2023 a 2025.
  • O chefe do exército, Muhammad Hafizuddeain Jantan, foi colocado em licença imediata para permitir a apuração sem conflito de interesse.
  • Segundo a BERnama, testemunhos já foram colhidos de três pessoas como parte do inquérito; a Reuters não pôde verificar de forma independente.

A Comissão de Combate à Corrupção da Malásia (MACC) realizou buscas em várias empresas ligadas a denúncias de propina associadas a contratos de aquisição do exército. A operação ocorre dias depois de o comandante do Exército ser afastado ainda sem data de retorno, para que as autoridades possam investigar possíveis conflitos de interesse.

A MACC informou que também houve o congelamento de seis contas bancárias pertencentes a um suspeito e aos membros da família dele, no âmbito de apurações sobre corrupção corporativa relacionada a licitações entre 2023 e 2025. A investigação está sendo conduzida sob a lei de combate à corrupção vinculada à responsabilidade de empresas em atos de suborno.

O presidente da MACC, Azam Baki, disse que os agentes realizaram buscas em empresas consideradas envolvidas no caso para obter documentos e evidências relevantes. O ex-comandante do Exército, Muhammad Hafizuddeain Jantan, foi colocado em licença imediata para permitir a apuração sem conflitos de interesse, informou o Ministério da Defesa.

Desdobramentos da investigação

Fontes citadas pela agência estatal Bernama indicaram que as declarações de testemunhas já foram colhidas com relação às licitações de 2023 a 2025. Segundo a Bernama, uma avaliação inicial apontou que várias empresas teriam recebido contratos de alto valor com frequência. A Reuters não confirmou de forma independente esse dado.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais