- Pesquisadores descreveram uma nova espécie de jewel-babbler, o hooded jewel-babbler (Ptilorrhoa urrissia), na região de Iagifu Ridge, na Papua-Nova Guiné.
- Em cerca de dez anos de monitoramento, foram fotografados menos de dez indivíduos, em uma área de aproximadamente 100 hectares (250 acres).
- Estima-se que a população na região possa ficar entre cinquenta e cem indivíduos, mas o número real pode ser menor e requer mais pesquisas.
- A espécie foi identificada a partir de imagens e vídeo de câmeras armadilhas, sem a necessidade de um exemplar morto, o que é incomum mas considerado aceitável por questões éticas e de conservação.
- A região enfrenta ameaças como gatos e cães domésticos, mudanças climáticas e fragmentação de habitat causada por estradas e infraestrutura associada a facilities de exploração de petróleo.
Um novo pássaro foi identificado pela ciência em Papua-Nova Guiné. O hooded jewel-babbler, espécie batizada de Ptilorrhoa urrissia, foi descrito com base em imagens de câmeras armadas em um local de floresta calcária. A descoberta foi publicada recentemente em estudo científico.
As observações indicam que menos de 10 indivíduos foram fotografados ao longo de cerca de uma década de monitoramento. O registro ocorreu inteiramente em uma área de 100 hectares da Iagifu Ridge, na cadeia montanhosa Agogo. A estimativa de tamanho populacional fica entre 50 e 100 indivíduos, sujeita a confirmação com novas pesquisas.
Parada para entender, a pesquisa aponta que a identificação ocorreu a partir de fotos de 2017 e de capturas subsequentes em 2019 e além. Em 2022, houve também registro de um pássaro vocalizando em vídeo próximo aos locais de monitoramento.
Descrição e método de estudo
Ao comparar imagens, vídeos e fotografias com exemplares de museu e registros de outras espécies de jewel-babbler, ficou claro que o casal observado apresenta cores e padrões de penas distintos. A confirmação de novidade taxonômica foi consolidada sem a necessidade de exemplar morto.
Tradicionalmente, novas espécies exigem um ou mais exemplares recombobertos em museu. No caso da hooded jewel-babbler, a descrição foi baseada apenas em imagens de câmeras armadas e em material de campo, considerado aceitável pela equipe pela dificuldade de captura do animal e pelo pequeno porte da população conhecida.
Ameaças e conservação
A área de Iagifu Ridge enfrenta riscos como gatos e cães domésticos, além de impactos das mudanças climáticas e da fragmentação de habitat causada por estradas e infraestrutura associada à exploração de petróleo. Os autores ressaltam que a população conhecida é frágil e restrita a um único local.
Em função disso, os pesquisadores defendem que nomear a espécie agora é fundamental para incentivar pesquisas adicionais e ações de conservação, sem, no entanto, defender a coleta de exemplares da única população conhecida. A conclusão sobre o estado de conservação aponta para necessidade de monitoramento contínuo.
Entre na conversa da comunidade