- A China realizou patrulhas navais e aéreas ao redor do Scarborough Shoal, no Mar do Sul da China, neste sábado, segundo o Comando do Teatro Sul da China.
- O banco fica na zona econômica exclusiva das Filipinas, mas Pequim reivindica a área como parte de seu território.
- A embaixada das Filipinas em Pequim não respondeu de imediato a um pedido de comentário.
- O país vem aumentando a prontidão de combate na região em janeiro, afirmando “resoluta defesa contra provocações de infringência de países na região”.
- As forças armadas das Filipinas e dos Estados Unidos realizaram exercícios conjuntos na área do Scarborough Shoal nesta semana, o 11º treino desde novembro de 2023.
China realizou patrulhas navais e aéreas ao redor do Scarborough Shoal, no Mar do Sul da China, neste sábado, segundo o Comando do Teatro Sul da China.
O Scarborough Shoal fica na zona econômica exclusiva das Filipinas, mas a China também reivindica a ilha como parte de seu território.
A embaixada das Filipinas em Pequim não comentou de imediato o ocorrido. A China tem aumentado as patrulhas de prontidão de combate na região neste mês, afirmando que combate de forma resoluta as provocações de países da região.
Desdobramentos
Mais cedo nesta semana, as Forças Armadas das Filipinas e dos Estados Unidos realizaram exercícios conjuntos na área do Scarborough Shoal, o que, segundo Manila, já representa o 11º ensaio dessa natureza desde novembro de 2023.
Entre na conversa da comunidade