- Um avião turboélice Beechcraft 1900 da Satena caiu na região nordeste da Colômbia, vindo de Cúcuta com destino a Ocaña, e matou todas as 15 pessoas a bordo.
- Entre as vítimas estavam o deputado local Diógenes Quintero e membros de sua equipe, além de Carlos Salcedo, que era candidato ao Congresso.
- O controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave 12 minutos após a decolagem, e a Satena informou que não houve ativação do sinalizador de emergência.
- O avião decolou pouco antes do meio-dia de Cúcuta e seguia para uma rota curta até Ocaña.
- A área do acidente é montanhosa, com cultivo de folhas de coca, e há atuação de grupos armados ilegais como o Exército de Libertação Nacional e uma dissidência das Farc.
Um acidente aéreo ocorrido nesta quarta-feira (28) na Colômbia deixou 15 mortos, entre eles um parlamentar local. A empresa Satena confirmou a tragédia envolvendo uma aeronave Beechcraft 1900 Turbo prop. O voo saiu de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, com destino a Ocaña, no nordeste colombiano.
O avião decolou pouco antes do meio-dia e desapareceu do radar 12 minutos após a decolagem. O controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave e não houve ativação de sinalizadores de emergência, segundo a Satena. A companhia informou que as causas do acidente ainda não foram esclarecidas.
Quem estava a bordo
Entre os passageiros, estavam o deputado Diógenes Quintero e membros de sua equipe, conforme a lista divulgada pela Satena. Também constava a presença de Carlos Salcedo, candidato ao Congresso nas eleições de março. Imagens da região mostraram a aeronave acidentada e danos aparentes à fuselagem.
Local e contexto da área
O local da queda fica em uma região montanhosa, de manejo de cultivo de folhas de coca, veículo de produção de cocaína. Grupos armados ilegais atuam na área, incluindo o ELN e uma facção dissidente das FARC. Autores da investigação não foram divulgados pela operadora nem pelas autoridades.
Entre na conversa da comunidade