19 de jul 2025
Deputado critica sessões noturnas do Parlamento brasileiro como prática inadequada
Câmara aprova flexibilização do licenciamento ambiental em votação noturna, gerando críticas sobre a urgência e possíveis impactos negativos.

Penário da Câmara aprovou projeto que altera regras de licenciamento ambiental na madrugada desta quinta-feira (Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados)
Ouvir a notícia:
Deputado critica sessões noturnas do Parlamento brasileiro como prática inadequada
Ouvir a notícia
Deputado critica sessões noturnas do Parlamento brasileiro como prática inadequada - Deputado critica sessões noturnas do Parlamento brasileiro como prática inadequada
As sessões da Câmara dos Deputados estão em ritmo acelerado nesta última semana antes do recesso parlamentar. Na madrugada de quarta para quinta, a votação se estendeu até 3h42, quando foi aprovado um projeto de lei que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental. A aprovação gerou críticas, especialmente do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que considera essa prática de aprovações apressadas como "muito ruim" para o Parlamento.
Alencar, em seu quinto mandato, comparou a situação a comportamentos juvenis, afirmando que a pressa para aprovar legislações importantes lembra a procrastinação de estudantes que deixam para estudar na última hora. Ele destacou que essa prática pode resultar na aprovação de "bombas" legislativas, referindo-se a projetos que podem ter impactos significativos e negativos.
As sessões intensas são comuns em períodos de votação, com os deputados se reunindo até altas horas da madrugada para concluir a pauta antes do recesso. A aprovação do projeto de lei sobre licenciamento ambiental é um exemplo claro do clima de urgência que permeia a Câmara neste momento. A expectativa é que mais decisões importantes sejam tomadas antes do fechamento das atividades legislativas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.